Biografias de cientistas


Aristóteles

Filósofo grego, nasceu em Estagira e viveu entre 384-322 a.C.. Durante a Idade Média a filosofia de Aristóteles foi revelada e impõs-se à Igreja do Ocidente. O aristotelismo dominou o pensamento europeu durante toda a Idade Média. De acordo com as ideias de Aristóteles, toda a matéria era constituída pelos quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.




 

PITÁGORAS
Pitágoras nasceu na ilha de Samos na Grécia, no século VI a.C., e viveu entre 570 e 490 a.C..
Fundou a chamada “escola Pitagórica”, que tinha um caráter místico-politico-científico-religioso. O seu lema máximo era “TUDO É NÚMERO”. Os pitagóricos rendiam verdadeiro culto ao número natural, considerando-o como a essência de todas as coisas. Foi então que apareceu pela primeira vez o termo “ Matemática” com o significado de “O que é apreendido” ou ainda como sinónimo de “Ciência por excelência” ou “Ciência racional”.
Daí, Pitágoras ser conhecido como o “PAI DA MATEMÁTICA”.
Pitágoras é sem dúvida um dos nomes mais conhecidos dos estudantes de matemática, devido ao famoso teorema que o notabilizou.
 
 
 
 
 
 
Galileu Galilei
 
Galileu nasceu em Pádua, Itália, em 1564 e morreu em 1642. descobriu a lei da queda dos graves e construiu uma uma luneta que lhe permitiu descobrir as manchas do Sol, o movimento de rotação do Sol e as 4 luas principais de Júpiter. Estudou hidrostática e determinou com rigor a densidade de sólidos.
Apoiou a Teoria Heliocêntrica de Copérnico e, por isso, foi denunciado à Inquisição.Teve de abjurar tudo o que escrevera e negar o heliocentrismo para poder conservar a vida. 
É considerado o pai da Física moderna.



Newton
 
Matemático e físico inglês, estudou em Cambridge. Distinguiu-se pela formulação dos princípios da dinâmica, pelas suas investigações sobre a teoria da gravitação, que publicou em 1687, na sua obra Philosophiae Naturalis Principae Mathematica. 
  
Biografias de Cientistas




Einstein
Físico e matemático de origem judaica, nasceu na Alemanha e morreu em 1955, nos Estados Unidos. É considerado um génio da ciência. 
Recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921. 
Desenvolveu a teoria da relatividade e descobriu o efeito fotoelétrico.


Fonte de informação: Aragão, Maria José, História da Física, Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2006


Biografias de Cientistas

Sem comentários:

Enviar um comentário